A EDP Renováveis (EDPR) ligou à rede elétrica, esta quinta-feira, o seu primeiro projeto híbrido a nível global, que combina produção de energia eólica e solar num único local, no concelho do Sabugal.
«É a primeira vez que estamos a ligar, de uma forma comercial, um parque eólico a um parque solar, e é a primeira vez, na Península Ibérica, que qualquer operador está a fazer isso. Portanto, nessa parte somos pioneiros. Fomos os primeiros a começar este caminho há cerca de quatro ou cinco anos, em que tivemos os desafios de alterar o enquadramento para que isso seja permitido», afirmou o administrador executivo da empresa para a Europa e América Latina.
Duarte Bello visitou hoje o local do equipamento, na Mina de Orgueirel, junto ao parque eólico de Mosteiro, onde sublinhou tratar-se de um momento «marcante» para o grupo EDP.
«É um dia muito importante, porque estamos aqui a mostrar um elemento e um sinal que vai permitir acelerar a transição energética que hoje em dia está como uma prioridade para todos os países», justificou o responsável. O parque do Sabugal foi construído em 2004, inicialmente para a produção de energia eólica e, em março de 2022, começou a ser instalada a vertente solar, com cerca de 17 mil painéis.
A vertente eólica tem capacidade para produzir cerca de 11 Megawatts (MW) e a solar 9 MW de potência: «Basicamente, duplicámos a capacidade do parque com a mesma infraestrutura de ligação à rede», enalteceu Duarte Bello.