Arquivo

Aguiar da Beira tropeça em Vilar Formoso

Equipa de arbitragem influenciou o resultado

O Aguiar da Beira não aproveitou um novo deslize do Seia, não conseguindo ir além do empate em Vilar Formoso no último domingo. Este era um jogo que se antevia bastante equilibrado, já que o Sporting local vinha de um resultado moralizador e o Aguiar continua na luta pelo primeiro lugar e sem perder qualquer jogo.

Os locais entraram melhor na partida, incomodando o último reduto do Aguiar com alguma frequência, mas sem real perigo. Contudo, à medida que a partida se encaminhava para o final da primeira parte, os visitantes equilibraram a contenda, chegando-se ao descanso com o jogo ofensivo a pender para os pupilos de Totá. A etapa complementar foi bem diferente, já que cedo se percebeu que o Aguiar era a equipa com mais argumentos para chegar ao tão aguardado golo. Só que, apesar das oportunidades serem quase constantes, o último reduto do Vilar Formoso foi chegando para as encomendas. Com esta tendência atacante por parte do adversário, os locais iam fazendo do contra-ataque a sua arma e, sempre que impunham mais velocidade, incomodavam a defensiva do Aguiar, que, apesar de tudo, continuava a dominar. No entanto, a velha máxima do futebol que diz que quem quem não marca arrisca-se a sofrer veio, mais uma vez, ao de cima e a equipa da casa chegou à vantagem. Jogada rápida pela direita, com um atleta da casa a cair na área e o árbitro a assinalar grande penalidade. Chamado a converter, Fredy não falhou aos 71 .

O golo foi um balde de água fria para os pupilos de Totá, que começaram a “carregar” ainda mais sobre o adversário, pelo que o empate surgiu naturalmente, sete minutos depois, por intermédio de Celso. Ainda com algum tempo para se jogar, o ritmo de jogo subiu muito sobretudo porque o Aguiar estava disposto a dar a volta ao resultado, mas o golo teimava em não aparecer. Mas a 10 minutos para os 90 aconteceu o caso do jogo. Palhota, guardião da equipa da casa, fez uma falta feia sobre um adversário dentro da área, contudo, a respectiva grande penalidade não foi marcada. João Adónis foi dizendo que não tinha visto a jogada, mas o seu auxiliar, que estava no enfiamento do lance, viu, mas não disse nada ao seu chefe de equipa e, por isso, este penalti não foi marcado. O problema é que a jogada poderia ter alterado o marcador. Apesar do erro, o árbitro admitiu, num programa da Rádio Elmo, no domingo à noite, que tinha errado neste lance, pois viu posteriormente a marca que Palhota fez ao seu adversário. Aproveitou ainda para pedir desculpa às hostes aguiarenses, numa atitude de louvar por parte de João Adónis. O empate é um resultado que não se ajusta ao que se passou em campo, já que o Aguiar da Beira foi mais equipa, mas nem sempre o futebol é feito de justiça.

Rui Geraldes/ Rádio Elmo

Sobre o autor

Leave a Reply