O município do Sabugal adotou medidas para a poupança de energia com o objetivo de reduzir em 30 por cento a fatura de eletricidade.
Vítor Proença, autarca raiano, adiantou a O INTERIOR que já foi reduzido «o horário da iluminação nos edifícios e locais públicos» e está previsto instalar iluminação LED em mais localidades do concelho. «As medidas que estão a ser tomadas vão ao encontro daquilo que é o decreto-lei que determina um conjunto de ações que devem ser implementadas nos municípios», refere o edil sabugalense. Entre elas estão o «ajustamento dos horários da iluminação pública, dos monumentos e a iluminação cénica. Também regulámos a temperatura nos edifícios, mas quisemos ir um pouco mais além. Por isso vamos ligar as luzes quando escurecer e desligar às 22 horas – 23 horas aos fins de semana. Por outro lado, vamos investir na substituição das lâmpadas tradicionais por LED nos locais onde essa mudança ainda não aconteceu», disse o presidente da Câmara.
Para Vítor Proença, «é necessário haver uma otimização no sentido de baixar custos com uma série de medidas que entendemos que deviam ser implementadas. Além de ser uma recomendação do Governo, é neste momento uma necessidade reduzir a nossa fatura energética em 30 por cento», revela, assumindo que o objetivo é conseguir poupar «40 ou 50 por cento».