Sociedade

CIMBSE, UBI e NERGA promovem empreendedorismo na região

Ezgif.com Gif Maker (23)
Escrito por Efigénia Marques

Projeto “Empreender e Crescer nas Beiras II” é dedicado a alunos do ensino secundário, profissional e universitário

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) apresentou, na passada sexta-feira, o projeto “Empreender e Crescer nas Beiras II”.
O objetivo é criar 30 novas empresas, num prazo de seis meses após o começo da iniciativa: 15 na vertente de atividades intensivas em conhecimento e tecnologia e outras 15 em atividades das indústrias culturais ou criativas.
Na sessão de apresentação que decorreu na Câmara da Guarda, António Miraldes, secretário executivo da CIMBSE, explicou que esta é uma candidatura com o objetivo principal de «criar empresas viáveis e inovadoras». O responsável adiantou que «um outro objetivo que definimos foi envolver mais entidades e estruturas no ecossistema do apoio ao empreendedorismo na região. Pretendemos também proporcionar experiências e competências, motivando os jovens e capacitando-os para a geração de ideias e conceitos de negócio com potencial desenvolvimento do valor da região». António Miraldes acrescentou que o objetivo é «valorizar e premiar o desenvolvimento e a constituição de novas empresas alinhadas com a estratégia regional. E gerar, publicar e disseminar conteúdos relevantes, criando ferramentas úteis».
Para conseguir essas metas «foi necessário criar uma rede dentro do nosso território de serviço de apoio a todas as iniciativas no âmbito do empreendedorismo. Por outro lado, houve também a necessidade de identificar parceiros, os quais podiam também ter um papel ativo nessa rede», disse, referindo-se à Universidade da Beira Interior (UBI) e ao NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda. Luís Tadeu, presidente da CIMBSE, considerou que os territórios das Beiras e Serra da Estrela têm potencial para fixar jovens e para dar condições para a criação de novas empresas. «Hoje em dia com estas novas tecnologias, aquilo que temos para oferecer aos nossos jovens é uma coisa muito simples. No nosso território temos qualidade de vida como ninguém, temos também capacidade de gerar novos postos de trabalho», sublinhou o também presidente da Câmara de Gouveia.
O “Empreender e Crescer nas Beiras II” é um projeto que ronda os 384 mil euros, financiados a 85 por cento por fundos comunitários. O restante valor ficará a cargo das três entidades parceiras: CIMBSE, que financiará a iniciativa com 151 mil euros; UBI, com 148 mil euros; e NERGA com 85 mil euros. Este programa é dedicado a alunos do ensino secundário, ensino profissional e universitário. A primeira fase do projeto passa por sessões de apresentação e esclarecimento aos jovens.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply