Região

Ruínas do teleférico dos Piornos podem dar lugar a hotel

Piornos
Escrito por Efigénia Marques

O edifício devoluto para onde esteve projetada a estação de teleférico dos Piornos, na Serra da Estrela, pode vir a ser transformado em hotel. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara da Covilhã no sábado, durante a inauguração do novo miradouro dos Piornos no âmbito das comemorações dos 152 anos da elevação da Covilhã a cidade.
O espaço encontra-se abandonado há várias décadas, mas, de acordo com Vítor Pereira, existe um grupo empresarial interessado em aproveitar aquela estrutura para a transformar numa unidade hoteleira diferenciadora. Em declarações à margem da cerimónia, o autarca escusou-se a identificar «os investidores ou grupo empresarial» que pretende avançar com a construção de um hotel, «altamente diferenciador, muito amigo do ambiente – a começar pela arquitetura, já que não se vai dar, praticamente, pela presença da unidade aqui». O edil acrescentou que para o projeto ser concretizado ainda faltam vários pareceres, nomeadamente o do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Entretanto, o pedido de informação prévia já deu entrada nos serviços de Urbanismo da autarquia.
«Há arestas para limar, mas há um trabalho que está a ser feito e vai continuar a ser feito nesse sentido e que vem pôr cobro a este espetáculo triste que é a existência há décadas deste edifício em ruínas. Todos os turistas e visitantes, mas designadamente os covilhanenses, queremos ver algo de diferente aqui, algo de melhor. E sendo uma unidade hoteleira que proporcione a criação de postos de trabalho, de riqueza e dinamismo em termos turísticos, tanto melhor», sublinhou Vítor Pereira. Quanto ao miradouro dos Piornos, fica a 1.630 metros de altitude, na vertente de um tor granítico, proporcionando uma vista sobre a paisagem moldada por antigos glaciares na Serra da Estrela. O miradouro é agora um ponto de observação para a Nave de Santo António e para o planalto ocidental. O projeto integra a rede de quatro miradouros da Serra da Estrela desenvolvida pelo município covilhanense nos últimos anos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply