Pedir um crédito é um processo cada vez mais comum.
Pedimos crédito para comprar casa, crédito para comprar carro e, por vezes, até crédito para tirar um curso ou fazer uma viagem. Não é, aliás, por acaso que o crédito ao consumo disparou mais de 20% em maio de 2022.
Estes financiamentos são muito importantes para o equilíbrio das finanças familiares dos portugueses e, se bem geridos, podem ser a solução para a realização de grandes objetivos de vida.
No entanto, é normal que com o passar dos anos e o acumular dos empréstimos, se sinta perdido e, quem sabe, até “engolido” por todas as prestações mensais que tem de pagar.
Em alguns casos, existe até o risco de incumprimento, já que os valores a pagar mensalmente podem tornar-se insustentáveis.
Entre outras, a solução para este cenário poderá, eventualmente, ser avançar com a consolidação dos créditos.
Trata-se de uma alternativa com benefícios para a saúde financeira e é importante conhecê-los.
O Que é Um Crédito Consolidado?
Se sentir uma forte pressão financeira, o primeiro passo deverá ser analisar as suas finanças ao detalhe. É importante identificar todos os rendimentos, créditos, gastos essenciais e encargos mais supérfluos.
Posto isto, é normal chegar à conclusão que perdeu o fio à meada e está a gastar um valor excessivo no pagamento dos seus financiamentos.
Então o que pode fazer?
Consolidar os seus créditos pode ser a resposta para aliviar este peso. Ao pedir um crédito consolidado, junta todos os seus empréstimos num só e aloca-os a uma única instituição financeira.
Este processo permite alargar o prazo de pagamento e, consequentemente, baixar a prestação mensal. Desta forma, ficará a pagar menos por mês e poderá conseguir colocar algum dinheiro de parte para uma poupança.
Além disso, a consolidação de créditos permite ainda outras formas de poupança que resultam da negociação deste novo financiamento:
- Redução das taxas de juro
- Possibilidade de eliminar produtos extra, reduzindo os custos desnecessários
Alguns bancos oferecem também a possibilidade de adicionar um empréstimo adicional, caso seja necessário.
Quais as Vantagens do Crédito Consolidado?
Embora implique pedir um novo financiamento, a verdade é que o crédito consolidado tem grandes vantagens para o equilíbrio das suas finanças.
Maior Poupança
Pedir um crédito consolidado tem como primeira vantagem a poupança. Juntar os seus créditos fará com que possa passar a pagar menos 60% do que o que paga atualmente.
O resultado será uma maior poupança todos os meses. Desta forma, conseguirá criar um pé de meia para eventuais emergências ou usar o dinheiro para avançar com outros projetos.
Evitar Situação de Incumprimento
Ao consolidar os seus créditos, obterá uma redução do total das mensalidades – que passarão a apenas uma única prestação.
A consequência direta é conseguir uma folga financeira todos os meses que permite evitar deixar de pagar algum dos créditos e fugir ao incumprimento.
Desta forma, consegue continuar a pagar os seus financiamentos e não entra na chamada “lista negra” do Banco de Portugal. No entanto, é importante que perceba que dificilmente conseguirá obter um crédito consolidado se o seu nome já constar nesta lista.
Maior Comodidade
Em vez de ter dois ou três débitos diretos mensais na sua conta, passará a ter de fazer apenas um único pagamento por mês. E a uma única instituição financeira.
Adicionalmente, as taxas de juro do crédito consolidado são, geralmente, mais baixas do que a generalidade dos financiamentos. Se a sua consolidação incluir um crédito habitação, pode conseguir condições ainda mais vantajosas ao tirar partido da hipoteca da casa.
Financiamento Extra
Como lhe dissemos, existe a possibilidade de conseguir um financiamento adicional ao pedir o seu crédito consolidado.
Isto significa que pode, por exemplo, consolidar o crédito habitação com o crédito automóvel e juntar um crédito para obras em sua casa.
Extensão do Prazo de Pagamento
Juntar os seus créditos permitirá aumentar o prazo de pagamento do empréstimo. Desta forma, terá mais tempo para pagar os seus financiamentos (unidos num só).
A consequência desta extensão também é obviamente vantajosa: a mensalidade torna-se mais baixa. É por esse motivo que consegue uma maior poupança mensal.