Sociedade

“ExpoEcclesia” mostra tesouros da Diocese da Guarda

Img 9353
Escrito por Efigénia Marques

Espaço museológico proporciona uma experiência virtual com tecnologia 2D e 3D sobre a história e o património de 18 municípios da região

A Diocese da Guarda inaugurou a “ExpoEcclesia”, um espaço museológico na capela do antigo Seminário e Paço Episcopal, junto ao museu da cidade. O espaço vai servir para divulgar o património religioso dos 18 municípios que a integram.
Na cerimónia inaugural, realizada na passada quarta-feira, o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, disse estar «virada uma página importante na vida» da Diocese. A partir de agora, «trata-se de continuar com a inventariação, conservação e preservação do vasto património cultural da arte sacra que a história se encarregou de colocar sob a responsabilidade da nossa Diocese e este “virar de página” acontece num espaço que durante três séculos, entre 1601 e 1910, foi a capela do Paço e do Seminário Episcopais», lembrou o prelado. «Move-nos o desejo de trazer o património para este espaço e, sobretudo, apontar às pessoas que nos visitam os caminhos pelos quais poderão ir à procura do património religioso existente», acrescentou D. Manuel.
A “ExpoEcclesia”, espaço outrora designado Museu Diocesano, proporciona uma «experiência virtual, numa atmosfera imersiva, através de recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda e Património de Arte Sacra». O projeto representa um investimento de cerca de 100 mil euros. Nessa tarde foi também apresentado o “Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé”, editado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), que inclui os 37 principais monumentos de culto da região. «Esta edição surgiu da necessidade de promover e fruir, no contexto cultural cristão, o relevante património religioso na área abrangida pela Diocese da Guarda», afirmou a diretora técnica de arte sacra da instituição.
Segundo Joana Pereira, na impossibilidade desta publicação «abraçar» a totalidade do «vastíssimo património religioso» existente, optou-se por «selecionar o património classificado nos municípios da CIMBSE». Presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara da Guarda considerou que a “ExpoEcclesia” é «a concretização de um enorme e ambicioso projeto» que «estava a ser preparado desde 2018». Sérgio Costa acrescentou que «a recolha de toda a arte sacra dos 18 municípios da nossa Diocese marcou o início de um grande caminho», afirmando que este será, «portanto, um espaço de referência que nos vai orgulhar e será um ponto obrigatório de visita da Guarda e da região».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply