Sociedade

IPG utiliza plantas da Serra da Estrela para prevenir e tratar diabetes

Escrito por Luís Martins

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai utilizar produtos naturais derivados de plantas do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) para desenvolver suplementos alimentares para a prevenção e tratamento da diabetes.

O estudo será desenvolvido no âmbito do projeto “Pharmastar”, em colaboração com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Já a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) irá colaborar nos ensaios a realizar para aferir a viabilidade das novas formulações.

«A diversidade botânica do PNSE ainda está pouco estudada, mas trata-se de um ecossistema natural rico em compostos bioativos com elevado potencial antidiabético», afirma Luís da Silva, investigador responsável pelo projeto no IPG.

Segundo o responsável, serão desenvolvidas «formulações de base natural para serem colocadas no mercado, utilizando princípios bioativos de plantas endógenas da Serra da Estrela». Para além do Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais (CPIRN) do IPG, fazem parte do projeto Pharmastar os centros de investigação CERENA do IST e iMed da FFUL. (saiba mais na edição desta semana de O INTERIOR)

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply