A festa dos “Santos da Guarda” começa este sábado à noite em Alfarazes, palco do primeiro bailarico popular e das primeiras provas do caldo de grão, que vai a concurso na edição deste ano do ciclo de animação dos bairros da cidade organizado pela autarquia e pelas coletividades locais.
Depois de dois anos de interregno, a celebração dos Santos Populares está de volta e vai animar 12 bairros da Guarda, naquela que é a maior participação de sempre. Depois de Alfarazes, a festa prossegue nos bairros de Nossa Senhora de Fátima (este domingo), na Sequeira (segunda-feira), no Torrão (terça), no Bairro da Luz (quarta-feira), nas Lameirinhas (dia 16), nos Galegos (a 17 de junho), na Guarda-Gare (no dia 18), na Póvoa do Mileu (no dia 19), no Bairro do Pinheiro (a 20 de junho), em São Vicente (no dia 21). Cabe ao Bairro do Bonfim fechar o ciclo no dia 22.
A novidade deste ano é o concurso do melhor caldo de grão, uma iguaria tradicional do concelho nesta época festiva. O desafio substitui o concurso da “Boneca de Cristal”, sendo que os bairros vão participar com a sua receita.
Os “Santos da Guarda” terminam na Praça do Município, de 24 a 26 de junho, com uma feira de artesanato, gastronomia, animação musical e o desfile das marchas populares convidadas da Bica, Bairro Alto, Ajuda e Olivais, todas de Lisboa. Já no dia 24 realiza-se a tradicional feira anual de São João, este ano na zona dos estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.