Em 2022, os portugueses desfrutaram da primeira Semana Santa livre de restrições em dois anos. O alívio das medidas de contenção da pandemia permitiu que milhares de portugueses saíssem às ruas e se encontrassem com as suas famílias.
Com tantas pessoas em movimento, registou-se uma atividade extraordinária nas estradas nacionais. Mas quais são os números da segurança rodoviária nesta Semana Santa?
Operação Páscoa da GNR
Os dados da Operação Páscoa posta em prática pela Guarda Nacional Republicana (GNR) são a melhor métrica para medir o impacto que a Semana Santa teve nos hábitos dos condutores portugueses em 2022. Para prevenir potenciais acidentes num período tão movimentado, a GNR pôs em prática um plano de fiscalização intensiva que contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP)—principalmente ao nível da distribuição de radares de velocidade. A GNR também divulgou uma mensagem a todos os condutores, em que apelou a uma “uma condução atenta, cautelosa e defensiva,” destacando a “especial preocupação” com comportamentos de risco em períodos festivos como a Semana Santa.
Cuidados para condutores em feriados
Seja na Páscoa, no período de Natal, ou em qualquer época festiva, um número elevado de condutores nas ruas dá sempre azo a um maior número de acidentes. Simultaneamente, também resulta em longas filas que aumentam a frustração e a fadiga dos condutores, incitando a comportamentos de risco. A “pressa” e o stress também imperam durante períodos festivos, tal como comprovado pelas 1,400 multas por excesso de velocidade emitidas pela GNR no espaço de apenas dois dias.
Uma boa maneira de lidar com potenciais acidentes durante uma época festiva passa por obter um seguro temporário de automóvel. Cada vez mais condutores portugueses confiam neste género de serviço para se protegerem, principalmente em períodos em que a exposição ao perigo é agravada. A Páscoa é um excelente exemplo, assim como períodos de férias ou viagens longas.
Existem várias vantagens associadas a seguros temporários. Um dos principais passa pela facilidade de acesso. Um seguro automóvel temporário pode ser obtido online e em cerca de cinco minutos. O registo não é obrigatório, a documentação é toda processada via e-mail, e a assistência em viagem encontra-se garantida. Além disso, os seguros temporários destacam-se pela sua acessibilidade ao nível de preço.
Os números da Semana Santa
Os números da Operação Páscoa foram divulgados em sites como o Contacto e incluíram mais de 2,300 contraordenações, com destaque para 1,400 contraordenações por excesso de velocidade. No total, 9,788 condutores foram fiscalizados pela GNR só durante os dois dias da Operação Páscoa. Infelizmente, registaram-se vários casos graves. Contabilizaram-se mais de 380 acidentes, que resultaram em dois óbitos e em 12 feridos graves.
A prevalência de comportamentos de risco também se fez sentir durante a Semana Santa. Mais de 100 pessoas acabaram mesmo por ser detidas pela GNR: 66 com uma elevada taxa de álcool no sangue e 56 por conduzirem sem carta ou habitação legal. A maioria das multas foi emitida por falta de inspeção periódica (188), utilização incorreta do cinto de segurança (130), uso indevido de telemóvel (70), e falta de seguro de responsabilidade civil (68).