Na tarde deste domingo comemoraram-se os 50 anos da inauguração da Igreja de Vila Franca das Naves com uma eucaristia. A juntar às celebrações o Padre Indaleto Lopes das Neves também foi homenageado por ser um dos grandes responsáveis pela construção do complexo religioso na década de 60.
Carlos Helena, pároco de Vila Franca das Naves e o promotor da iniciativa, em declarações a O INTERIOR/Rádio Altitude destacou a importância de Indaleto Lopes das Neves dizendo que «ele foi importante em todos os aspetos, foi importante no aspeto intelectual e cultural, no aspeto que criou o Colégio e Externato S.Pedro (…) foi um homem de Deus e que se dedicou de alma e coração, desde que foi ordenado a sacerdote desta terra». O atual padre de Vila Franca destacou ainda a «união da população da vila, seja nos dias de hoje, que na altura da construção da Igreja».
Ainda inseridas nas celebrações foi inaugura uma exposição que mostra o processo e alguns dos momentos vividos na Igreja da vila do concelho de Trancoso até aos dias de hoje, uma atuação do rancho folclórico de Vila Franca das Naves e um convívio.