Sociedade

ASAE fiscaliza preços dos bens essenciais

Id382b0000 0000 0500 0000 00000f5fb97d
Escrito por Efigénia Marques

A guerra na Ucrânia tem feito disparar os custos dos bens essenciais e produtos alimentares, o que já levou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a entrar em ação para evitar uma especulação de preços.
A atuação foi confirmada à Renascença pelo inspetor-geral da ASAE, segundo o qual o organismo está «neste momento, naturalmente, a fiscalizar. E integra-se na fiscalização a recolha de informação, que é o primeiro passo para termos uma avaliação de conjunto». Pedro Portugal Gaspar garantiu ainda que a situação de aumento de preços vai ser acompanhada, «seja em matéria de informação, seja, depois, em matéria de fiscalização que estará no terreno, diariamente, em várias atividades. E esta, naturalmente, passou a integrar o radar».
Os inspetores da ASAE estarão também atentos às eventuais ruturas de stock, uma manobra que pode servir para aumentar os preços dos produtos. «Se houver ruturas de stocks ou ruturas de fornecimentos com alguma durabilidade ou estabilidade, pode haver aqui um porquê é que isso acontece», refere o responsável. «Há que avaliar se o motivo dessa situação é por uma contenção na venda para ser colocado mais tarde a um outro preço, que é uma das formas, digamos, de branqueamento pelo próprio vendedor, ou se houve aqui uma aquisição repentina em grande quantidade recente – que também, documentalmente, se consegue fazer a rastreabilidade e perceber o destino dessa situação», afirma o inspetor-geral da ASAE.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply