Arquivo

Seia goleia Alverca

Goleada podia ter tido maior expressão não fosse a ineficácia dos avançados serranos na primeira parte

O comportamento da União Desportiva de Seia, regressada este ano à I.ª Divisão, está a gerar grande expectativa no futebol distrital. A questão do momento é saber até onde vai a invencibilidade de uma equipa que, na época anterior, contou por vitórias os jogos realizados. Uma proeza que se mantém por enquanto, pois os senenses ainda não perderam e já lideram isolados o campeonato após a vitória expressiva (5-0) do último domingo sobre os Alverquenses.

Perante o seu escasso público, a UD Seia sentiu, na primeira parte, algumas dificuldades em acertar com a finalização, umas vezes por inoperância dos avançados, que falharam oportunidades sobre oportunidades, outras porque o guarda-redes Tiago e os seus pares foram impondo as suas pretensões. No entanto, os locais jogaram praticamente no meio campo alverquense, reduzindo Miranda ao papel de mero espectador. A excepção aconteceu aos 6 , quando o guardião senense viu a bola rondar a sua baliza na marcação de um livre e num cruzamento de Jardel. Mas Nélio, no coração da área, falhou a melhor oportunidade dos visitantes. Defendendo com todos os seus elementos atrás da linha da bola, o Alverca contra-atacava sempre que podia, mas era o Seia que dominava com um jogo vistoso, de bola rente à relva, passe ao primeiro toque e incursões pelos flancos com cruzamentos para a área. Contudo, os seus avançados estiveram com a mira desafinada nos primeiros 45 minutos. Ao intervalo, o resultado em branco penalizava a inoperância dos serranos e premiava a estratégia defensiva dos Alverquenses.

Mas o descanso fez bem aos senenses, que apareceram no segundo tempo com mais fulgor e pontaria acertada. As alterações introduzidas por Paulo Jorge fizeram efeito logo aos 47 , com Cardoso a inaugurar o marcador. O Seia era quase uma fotocópia da primeira parte, só que agora com outra mobilidade e eficácia na área do Alverca, cujos jogadores davam mostras de algum cansaço pelo esforço despendido no primeiro tempo. Volvidos cinco minutos, a UD Seia voltou a marcar numa boa jogada finalizada por Ricardo. Aos 55 , tudo ficou arrumado com mais um golo de Cardoso. Com o marcador em 3-0, os serranos abrandaram o ritmo e o Alverca conseguiu recuperar forças para oferecer uma boa replica num período que não lhe era favorável. É que aos 77 , Cardoso, o homem do jogo, voltou à carga ao finalizar da melhor forma um bom cruzamento. Nesta altura, o Alverca já tinha dado tudo e acabou por sofrer mais um golo, aos 86 , novamente por Cardoso. Foi o quinto do Seia e o quarto deste avançado, que esteve imparável. A equipa de arbitragem, chefiada por João Adónis, foi excelente, mas a sua actuação foi facilitada pelo comportamento das duas equipas.

Arlindo Marques/ jornal Porta da Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply