A Feira da Castanha e dos Paladares de Outono, que decorre este fim de semana, marca o regresso dos eventos de promoção do concelho de Trancoso e que apostam na divulgação dos produtos endógenos, do património, da música e da História do concelho.
O calendário contempla 12 grandes atividades e que já fazem parte dos roteiros de animação da região. Depois da Feira da Castanha, Trancoso vai viver ao ritmo da “Magia de Natal”, um evento dedicado à quadra festiva e que terá início a partir de meados de dezembro e que termina com a habitual festa de fim de ano. Para 2022 estão agendados o Carnaval de Vila Franca das Naves, que acontece no Domingo Gordo, e a Feira do Fumeiro do Nordeste da Beira, realizada habitualmente em fevereiro/ março para promover outro setor preponderante na economia local e que conta com a participação de produtores provenientes das Beiras e Serra da Estrela e do Douro. O certame é promovido em colaboração com a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira.
O município presidido por Amílcar Salvador prevê ainda realizar a Feira de Automóveis Usados, a Corrida da Liberdade, uma prova de atletismo em circuito urbano que se tem afirmado no panorama regional, e as comemorações do feriado municipal (29 de maio), onde se destaca a recriação da Batalha de Trancoso (na foto). Já a Festa da História terá lugar no final de junho para evocar a cerimónia das Bodas Reais entre D. Dinis e D. Isabel de Aragão – que se tornou mais tarde a Rainha Santa Isabel – que tiveram lugar em Trancoso no ano de 1282. Em meados de agosto realiza-se a centenária Feira de São Bartolomeu, a mais antiga feira franca do país, e em setembro acontece o Festival das Vindimas, em Vila Franca das Naves.
Trancoso retoma eventos de promoção do concelho
Feira da Castanha será no próximo fim de semana